Hospital Ana Nery lança Programa de Gestão por Competências


Comitê de Competências do Hospital Ana Nery
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O Hospital Ana Nery iniciou recentemente a implantação do Programa de Gestão por Competências, com consultoria especializada da Fator RH, de São Paulo. O HAN foi selecionado para implantar o Programa com custo reduzido, através de um projeto de Responsabilidade Social da Fator RH, realizado em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que anualmente contempla cinco instituições com a implantação do Modelo de Gestão por Competências à baixo custo.

Trata-se de um Programa que tem como objetivo construir critérios profissionais bem definidos, que serão baseados em um Perfil Estruturado por Competências (PEC), para que cada colaborador possa atingir os melhores resultados dentro de sua função, favorecendo um crescimento conjunto, tanto do hospital quanto de cada um de seus profissionais.

Ao longo de 2018, o foco do programa serão as lideranças do Hospital Ana Nery (diretores, coordenadores e líderes técnicos), que participarão de um ciclo de capacitações, para que, no próximo ano, estejam desenvolvidos e aptos a realizarem a Avaliação de Desempenho de todos os colaboradores do Ana Nery, gerando, para cada um deles, um plano de desenvolvimento, que servirá de guia para o crescimento pessoal e profissional dos funcionários.

“Inicialmente definimos quem serão os colaboradores que em 2018 serão capacitados para que possam assumir um papel de liderança perante as equipes de trabalho do hospital. No final deste ano, todos esses líderes serão avaliados e, a partir de 2019, estarão aptos a realizarem a avaliação para desenvolvimento dos demais colaboradores do HAN”, pontua Cátia Gollmann Pretto, coordenadora de recursos humanos do Hospital Ana Nery.

“Na primeira fase do Programa, o foco será lapidar as competências de todas as lideranças dentro da organização, reconhecendo seus principais talentos e criando planos de ação para desenvolver as competências não tão fortes. Ou seja, é um importante plano para desenvolvimento de carreira, uma oportunidade que o Ana Nery está concedendo aos seus funcionários, para que se desenvolvam profissionalmente e também pessoalmente, uma forma de alinhar as expectativas da instituição às do profissional”, complementa Gilberto Antonio Gobbi, diretor executivo do Hospital.

Em resumo, a avaliação de desempenho é um processo anual, que ocorre entre líder e liderado, com o objetivo de avaliar, mensurar e registrar o desempenho de cada profissional, possibilitando que construam juntos os planos de ação para desenvolvimento das competências necessárias para cada função organizacional.

Todas as ações do Programa estão sendo realizadas pelo Comitê das Competências, formado por colaboradores do Hospital Ana Nery. “Formamos em dezembro do ano passado um comitê para que, com suporte da Fator RH, pudéssemos pensar em atividades referentes ao Programa”, explica Cátia. Uma das primeiras ações do Comitê foi a definição da marca e slogan do Programa de Gestão por Competências do Hospital Ana Nery.

“Pensamos em uma marca que refletisse a essência do Hospital Ana Nery e que pudesse ser aliada aos objetivos do Programa. Optamos por manter o principal elemento da marca Ana Nery, a árvore, que teve sua base substituída pela ideia de pessoas, uma forma de reforçar o objetivo que queremos alcançar através deste programa, presente em nosso slogan: “Fortalecer nossas raízes e desenvolver talentos e novas ideias”, justifica Lilian da Fontoura Rodrigues, Relações Públicas do Ana Nery.

O lançamento do Programa de Gestão por Competências a todos os líderes aconteceu no dia 01 de fevereiro. Na ocasião, além de conhecerem a marca e entenderem o seu significado, eles receberam um manual, contendo as competências e atribuições do líder, para que pudessem entender seu papel perante as equipes de trabalho. Já os colaboradores puderam conhecer a proposta do Programa de Gestão por Competências em um evento que aconteceu nos dias 5 e 6 de fevereiro, na Sede da Associação dos Funcionários do Hospital Ana Nery.

“Ficamos muito felizes com os retornos positivos que estamos recebendo dos colaboradores. A criação da marca, o slogan, o convite para o evento, feito em papel semente, todos os detalhes foram pensados com muito carinho, desde o início”, finaliza Cátia.  

 
Hospital Ana Nery
14/02/2018 


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