Novembro Azul para prevenir o câncer de próstata


Folder com informações sobre o câncer de próstata e pirulitos azuis foram distribuídos.
0
Durante o mês de novembro, foram desenvolvidas atividades no Hospital Ana Nery relativas ao Novembro Azul, que marca mundialmente o combate ao câncer de próstata. No dia 25, na parte da tarde, aconteceu uma palestra diferente no Centro de Oncologia Integrado (COI) da instituição. A convite da equipe do COI, o paciente Marcindo Lima Araújo falou da sua experiência pessoal para os pacientes e familiares que estavam aguardando atendimento.
 
O comerciante aposentado está tratando um câncer de próstata há quatro anos e contou dos sintomas, diagnóstico, tratamento, quimioterapia, radioterapia e reforçou que é importante se manter confiante e seguir as recomendações médicas. Também lembrou os presentes da importância de fazer exames preventivos pois quando o câncer é detectado no início tem maiores chances de cura.
 
A psicóloga do COI, Larissa Azambuja Magalhães, distribui um folder com informações sobre o câncer de próstata e pirulitos azuis para esclarecer os homens da importância de realizar exames preventivos. Ela também reforçou que os homens precisam driblar os medos e tabus e realizar o exame de sangue e toque retal.
 
Ao longo do mês, pacientes, visitantes e colaboradores que circulam pelo Ana Nery recebem um laço azul, simbolizando a luta contra o câncer de próstata. Além disso, camisetas da Campanha Pela Vida foram confeccionadas também na cor azul, reforçando a importância da prevenção.
 
Câncer de próstata – No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.
 
Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.
 
Na fase avançada, pode provocar:
- Dor óssea
- Sintomas urinários
- Queda do estado geral
- insuficiência renal
- Dores fortes


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha