Campanha oferece exames preventivos de câncer de pele

Evento
16-jan
00:00h

Profissionais especializados estarão à disposição para atender as pessoas
0

   No dia 24 de janeiro o Hospital Ana Nery, através do Centro de Oncologia Integrado (COI), o Instituto de Oncologia Saint Gallen e a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz promovem uma campanha de prevenção ao câncer de pele. A ação conta com a parceria voluntária de médicos dermatologistas da cidade e cirurgiões oncológicos que atuam no COI e na Saint Gallen.
 
    A estimativa é atender de forma voluntária cerca de 200 pessoas, das 9h às 12h, no COI – Ambulatório do Ana Nery. Os interessados podem retirar uma senha para atendimento a partir das 8h no próprio dia campanha. Inicialmente, os pacientes serão avaliados por dermatologistas e, havendo necessidade, serão encaminhados para consulta com os cirurgiões oncológicos, na mesma manhã. Se necessário, a cirurgia já será agendada para acontecer no Hospital nos próximos dias, tudo sem custo para o paciente. “Mobilizamos vários profissionais com o intuito de prestar atendimento à população, oferecendo agilidade e resolutividade aos casos suspeitos” reforça o cirurgião de cabeça e pescoço do COI, Luiz Alberto Hauth.
 
    A ação é destinada àquelas pessoas que possuem manchas, sinais ou pintas que mudam com o tempo, feridas que não cicatrizam, lesões ásperas ou manchas escuras na pele. O médico ressalta que não vão ser realizadas consultas normais, mas um exame para e verificação de possíveis cânceres. No entanto, como os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, não sendo necessário agendar com antecedência, e a procura tem sido bastante grande, o atendimento pode demorar. Mais informações pelo telefone 2106-4412.
 
A doença - o câncer de pele é a neoplasia maligna mais frequente e, na maioria dos casos, ocorre na face e no pescoço, embora possa acometer qualquer local do corpo. Tanto a exposição solar aguda, em excesso, mesmo que esporádica, quanto a exposição solar crônica, favorecem o surgimento de cânceres de pele. Pessoas de pele clara, especialmente os trabalhadores rurais e operários da construção civil, são os indivíduos mais propensos.
 
Em estágios iniciais, os cânceres de pele são facilmente tratados com cirurgia, atingindo altas taxas de cura. Já tumores mais avançados podem necessitar de intervenções maiores, causando perdas de partes importantes da pele e dos tecidos ao redor, com maior ou menor dano estético e funcional, a depender do local e da extensão da cirurgia.
 
     A melhor forma de evitar a doença e minimizar os danos causados pelo tratamento é a prevenção e o diagnóstico precoce. “A maneira mais eficaz de reduzir o risco é evitando exposição ao sol de forma excessiva, especialmente nos horários de sol mais intenso, e utilizar barreiras protetoras, como chapéu, blusas ou camisas de manga longa, óculos escuros e protetor solar”, afirma Hauth.


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha