Hospital comemora resultados da ampliação de seu banco de perucas


Encontro contou com a presença de doadores de cabelos, pacientes que estão usando as perucas, cabeleireiras, representantes do Lions Clube Santa Cruz do Sul - Centro e da Liga Feminina de Combate ao Câncer, profissionais do Hospital e imprensa
0
Na última sexta-feira, 06/03, o Hospital Ana Nery recebeu diversas pessoas envolvidas em uma mobilização que iniciou em outubro do ano passado, quando entidades e profissionais uniram-se para ampliar o banco de perucas do Centro de Oncologia Integrado (COI). O objetivo foi comemorar e apresentar os resultados destes primeiros cinco meses: 324 doações de cabelos, a venda de 1.400 itens em dois brechós solidários e a confecção de 15 perucas.
 
O encontro aconteceu no saguão do COI e contou com a presença de doadores de cabelos, pacientes que estão usando as perucas, cabeleireiras, representantes do Lions Clube Santa Cruz do Sul - Centro e da Liga Feminina de Combate ao Câncer, profissionais do Hospital e imprensa. Na ocasião, a psicóloga do COI, Larissa Azambuja Magalhães, ressaltou o impacto da perda de cabelo para as pacientes em tratamento quimioterápico e que o uso de perucas durante este período contribui com a autoestima da mulher.
 
Pessoas envolvidas na campanha aproveitaram o momento para fazer um agradecimento a todos que colaboraram de alguma forma nesta campanha e ressaltaram que esta mobilização é a comprovação de que realmente a união faz a força. Eva Rosane Caure, de Pantano Grande, emocionou a todos falando de como a peruca tem lhe ajudado a enfrentar o tratamento. “É muito bom ouvir das pessoas que estamos bonitas”, enfatizou.
 
A campanha para ampliar o banco de perucas iniciou com a divulgação nas redes sociais e imprensa do movimento da ONG Cabelaço, que recebe doações de cabelos para a confecção de perucas para crianças e adolescentes com câncer. A partir disto, muitas pessoas e entidades começaram a contatar o Ana Nery, que é referência regional no tratamento do câncer através do COI, com o interesse de realizar uma ação semelhante, mas que o material pudesse ficar na nossa região. Desta forma, o Hospital promoveu uma reunião para unir forças em prol desta causa, convidando o Lions Clube Santa Cruz do Sul - Centro, Arquiteta Tatiane Fischer, Unimed VTRP, as cabeleireiras Anna Rauber, Nelly Borba, Vanessa Manfio e Margit Staub, além de representantes do Ana Nery.
 
Desde então, o Hospital passou a receber diversas doações de cabelos e de perucas prontas. Muitas delas foram realizadas de forma anônima, outras pessoas entregaram no Ana Nery ou para as cabeleireiras envolvidas na campanha. A Unimed VTRP realizou uma ação especial durante a Oktoberfest e doou 71 mechas. Já em dezembro, o cabeleireiro candelariense Matias do Pardo Paz em parceria com a Liga Feminina de Combate ao câncer de Candelária fez a entrega de 87 mechas.
 
O grupo definiu por algumas ações, como a participação nas duas edições do Brique da Praça, através de um brechó solidário. Com o recurso arrecadado, foi viabilizada a confecção das perucas, que são feitas por Nely Borba, de Santa Cruz, e pela Clínica do Cabelo, de Soledade.
 
A campanha continua e em breve novas perucas serão confeccionadas, que são emprestadas gratuitamente às pacientes em tratamento quimioterápico. O grupo planeja participar em breve de mais uma edição do Brique da Praça, com um novo brechó solidário.


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha