Hospital Ana Nery implanta rotinas de enfermagem inéditas na região


Hospital Ana Nery implantou rotinas inéditas na região
0

Recentemente, o Hospital Ana Nery implantou em sua rotina de Centro Cirúrgico e Centro de Terapia Intensiva (CTI), duas importantes práticas, pioneiras na região: a Escala de Avaliação de Risco Decorrente do Posicionamento Cirúrgico (ELPO) e o Protocolo de Higiene do Sono.

 

Ambos os projetos tiveram início no mês de maio e foram implantados com base em intervenções de estagiárias do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e das equipes que atuam nos setores.

 

Conheça um pouco mais:

 

ELPO - Escala de Avaliação de Risco Decorrentes de Posicionamento Cirúrgico

 

O principal objetivo da ELPO é fornecer subsídios para a melhoria da assistência de enfermagem, bem como incentivar o desenvolvimento de protocolos de cuidados direcionados para o posicionamento cirúrgico do paciente, como forma de evitar lesões por pressão (LPP) e dores não decorrentes da cirurgia.

Desenvolvida pela Enfermeira Camila Mendonça de Moraes Lopes, a ELPO é utilizada por Hospitais como Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa, AACD, São José e no Hospital das Clínicas da Unicamp. Na região, o Hospital Ana Nery é pioneiro na utilização deste instrumento.

Segundo a Coordenadora do Centro Cirúrgico, Suzeline Ferreira, através da aplicação da escala é possível proporcionar mais conforto e segurança para os pacientes que se submetem a procedimentos cirúrgicos longos e invasivos. “As enfermeiras do setor aplicam a ELPO em todos os pacientes com previsão de longo tempo cirúrgico, buscando identificar riscos causados pelo excessivo período na mesma posição”, explica.

Após a realização da escala, são aplicadas medidas preventivas como uso de dispositivos de espuma ou gel, posicionadores de mesa cirúrgica adequados, entre outros, visando sempre prover posicionamento cirúrgico seguro e confortável, com exposição adequada do sítio cirúrgico, permeabilidade do suprimento vascular e manutenção da capacidade respiratória do paciente.

 

Os resultados esperados com esta prática são reduzir o índice de lesão causadas pelo posicionamento inadequado do paciente em procedimentos anestésicos cirúrgicos e assegurar assistência de enfermagem qualificada e baseada em evidências.

 

Protocolo de Higiene do Sono

 

O Protocolo de Higiene do Sono foi implantado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Ana Nery objetivando fornecer melhor qualidade do sono aos pacientes, primando por seu descanso e sobrevivência.

 

“Pacientes internados em CTI normalmente tem o sono mais fragmentado, pois necessitam de monitorização contínua e envolvimento da equipe em procedimentos constantes, devido ao seu estado de saúde, muitas vezes crítico”, justifica Ricardo Bastos, Coordenador do Centro de Terapia Intensiva do Ana Nery.

 

O Protocolo de Higiene do Sono é um conjunto de cuidados, através do qual busca-se maximizar o efeito do período de sono do paciente. Para sua efetividade, a equipe realiza o desligamento transitório do ambiente e minimiza as intervenções com o paciente, para que esse momento se torne eficaz.

 

O protocolo é realizado diariamente no horário entre às 23h e às 05h, através da checagem de uma série de itens, como por exemplo a redução de ruídos e luminosidade e aplicação de medicações apenas se necessário. A equipe pode ainda administrar indutores do sono ao invés de medicações que possam interferir no sono dos pacientes.

 

O principal resultado já identificado é a mudança de rotina da equipe noturna envolvendo desde a prescrição médica para redução dos horários de medicações, às atividades técnicas de cuidado com os pacientes no intervalo determinado pelo protocolo. “A equipe se mostrou interessada em realizar corretamente o protocolo, julgando importante todos os itens para melhora do sono e descanso dos pacientes”, finaliza Ricardo.

 
 
Hospital Ana Nery
29/06/2017


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha