Hospital Ana Nery implanta Ambulatório de Nutrição Oncológica


Nutricionista Oncológica atende em consultório no Ambulatório do Centro de Oncologia Integrado
0

O Hospital Ana Nery, sempre pensando no bem-estar dos pacientes, apresenta uma novidade: desde o dia 9 de agosto, a instituição conta com os serviços de uma Nutricionista Oncológica.

Os agendamentos podem ser realizados pelos médicos que fazem parte do Corpo Clínico da instituição. Caso julguem necessário, os profissionais podem encaminhar seus pacientes, para que passem por uma avaliação nutricional individualizada. Os atendimentos são destinados aos pacientes oncológicos atendidos pelo SUS, por convênio ou particular e não tem custo algum, já que este é um diferencial oferecido pelo Ana Nery. 

Segundo a Nutricionista Oncológica do Hospital Ana Nery, Paula Kipper Lima, uma boa alimentação é fundamental durante o tratamento oncológico, pois ajuda o paciente a se sentir melhor, manter um peso adequado e passar pela quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou pela combinação destas terapias da melhor forma possível.

 

"A quimioterapia e a radioterapia muitas vezes provocam efeitos adversos nos pacientes, dentre eles as toxicidades ao trato gastrointestinal, como náusea, vômito, alteração no paladar, boca seca e alteração na absorção de nutrientes. Ambos os tratamentos podem acarretar em redução da ingestão alimentar, além de instalação de aversões à alimentos específicos", complementa Paula.

As toxicidades decorrentes do tratamento e a presença da própria doença são fatores de riscos nutricionais importantes para o comprometimento da ingestão dietética e, consequentemente, evolução para a desnutrição, sendo assim necessário empregar terapia nutricional precoce, visando garantir a ingestão em quantidades adequadas de energia, macro e micronutrientes.

A terapia nutricional para pacientes com câncer deve ser realizada de forma individualizada, levando em consideração suas necessidades nutricionais, restrições dietéticas, tolerância, estado clínico e efeitos colaterais esperados, além de utilização de estratégias como orientações dietéticas, suplementos nutricionais orais e a utilização da nutrição enteral ou parenteral.



Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha