Parceria entre Hospital Ana Nery e médico urologista resulta em melhorias no tratamento dos cálculos urinários


Novos equipamentos foram adquiridos e, em conjunto, permitem acesso a todo o sistema urinário do paciente, sem necessidade de qualquer incisão cirúrgica.
0

Uma parceria entre o Hospital Ana Nery e o médico urologista e membro do corpo clínico da instituição, Dr. Rodrigo Cattelan Donaduzzi, possibilitou a aquisição de um conjunto de modernos equipamentos para a melhoria da eficácia do tratamento minimamente invasivo das doenças do trato urinário.

Entre os equipamentos adquiridos estão um laser da marca alemã Dornier, além de ureteroscópio flexível, que em conjunto, permitem o acesso a todo o sistema urinário (bexiga, ureter, rins) sem necessidade de qualquer incisão cirúrgica.

Segundo o médico Rodrigo Cattelan Donaduzzi, a principal vantagem no uso destes aparelhos é percebida no tratamento dos cálculos urinários (pedras nos rins), mas também apresenta melhorias no tratamento de pequenos tumores vesicais e casos de estreitamentos do ureter e uretra.

“O uso destes novos equipamentos, em conjunto com os demais já existentes na instituição, faz com que tenhamos disponíveis o que há de mais moderno para o tratamento da litíase urinária, permitindo procedimentos em que muitas vezes o paciente pode ter alta no mesmo dia”, explica Donaduzzi.

A litíase urinária, popularmente conhecida como pedra nos rins, acomete cerca de 6% da população. Ela é causada pela formação de cálculos no sistema urinário, que dependendo da localização, podem ou não causar diversos sintomas. A manifestação mais comum é a dor que ocorre quando há alguma restrição à passagem da urina que costuma ser bastante intensa, muitas vezes fazendo com que o paciente procure os setores de emergência. Caso a pedra siga causando obstrução, podem ocorrer complicações como infecções urinárias graves e até mesmo a perda do funcionamento do rim.

O tratamento depende do tamanho e localização dos cálculos, sendo que pedras pequenas podem ter até mesmo eliminação espontânea e necessitam apenas de tratamento para dor e hidratação. Nos cálculos maiores, ou que não tenham resolução espontânea, pode ser necessária a intervenção cirúrgica. Atualmente são preferidos os procedimentos minimamente invasivos em que não são necessárias incisões cirúrgicas. Assim, o uso do laser permite uma maior taxa de resolução dos cálculos e diminui o tempo cirúrgico em relação as demais formas de tratamento.

Para ter acesso aos equipamentos os pacientes em situação de urgência devem consultar no ambulatório do Hospital Ana Nery e em casos eletivos podem agendar consulta no consultório do médico. Neste primeiro momento, os procedimentos realizados com os novos equipamentos estarão disponíveis apenas para pacientes conveniados ou em atendimento particular.  

O especialista lembra que para prevenir a doença a melhor forma é ingerir ao menos dois litros de água por dia, principalmente no verão, onde o número de casos aumenta consideravelmente, além de evitar excesso de sal e proteínas de origem animal.

 

Fonte: Dr. Rodrigo Cattelan Donaduzzi / Hospital Ana Nery

29/11/2017



Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha