Informações sobre o câncer de mama e colo uterino


0

Vamos aproveitar que estamos no Outubro Rosa para esclarecer algumas dúvidas que surgem quando o assunto é câncer de mama e câncer de colo uterino.

 

 O que é câncer?

R: Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores.

 

Qual é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil?

R: O câncer de mama que atinge 29,5% da população, seguido do câncer de cólon e reto (9,4%) e de colo de útero 8,1% (INCA, 2018).

 

Quem está sob risco de desenvolver câncer?

R: Qualquer pessoa. Como a ocorrência do câncer aumenta com a idade, a maioria dos casos acontece entre adultos de meia idade ou mais velhos. Claro que existem os fatores de risco! Um exemplo: fumantes tem um risco muito maior de desenvolver câncer de pulmão quando comparados aos não fumantes.  

 

O que é o câncer de mama?

R: É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. Quando descoberto precocemente, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento.

 

Apenas as mulheres tem câncer de mama?

R:Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

 

Qual a importância e quando devo fazer a auto-palpação da mama?

R: A auto-palpação das mamas auxilia a mulher a conhecer seu corpo. O importante é que você saiba o que é normal nas suas mamas e diante de qualquer sinal de mudança fale imediatamente com seu médico.

E como você pode conhecer a sua mama? A auto-palpação pode ser feita uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, pode ser feita num  mesmo dia de cada mês.

 

O que causa o câncer de mama?

R: Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. 

 

Quais os sinais e sintomas do câncer de mama?

R: O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como: Nódulo endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada, inchada, com aspecto de casca de laranja, alterações nos mamilos, saída de líquido de um dos mamilos, pequenos nódulos nas axilas e pescoço.

 

Quais são os fatores de risco?

R: Fatores comportamentais/ambientais: obesidade e excesso de gordura abdominal, principalmente após a menopausa; Consumo de bebidas alcóolicas com  frequência; Sedentarismo; Exposição frequente à radiações ionizantes.

Fatores história reprodutiva/hormonais: primeira menstruação antes dos 12 anos; primeira gravidez após os 30 anos; menopausa após os 55 anos; uso de pílula anticoncepcional por muitos anos; uso de reposição hormonal pós-menopausa por mais de 5 anos; não ter tido filhos e não ter amamentado.

Fatores hereditários/ genéticos: história familiar de câncer de ovários, de mama, principalmente antes dos 50 anos.

A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.

 

É possível reduzir o risco de Câncer de Mama?

Sim . Através da prática de atividades físicas, controle do peso corporal, evitar o consumo de tabaco e o uso de bebidas alcóolicas em excesso, manter uma alimentação saudável.

 

Dor nas mamas pode ser câncer?

R: A dor nas mamas costuma ser comum durante o período pré-menstrual (7 dias antes da menstruação), de ovulação e até durante a prática de atividade física ou de trabalho. Se você sentir dores na mama com frequência, e se notar que a dor vem acompanhada de vermelhidão ou outro sinal, é bom procurar um profissional de saúde para ver o que pode ser (mastite, uso de sutiã apertado, em mulheres entre 40 à 50 anos – próximo da menopausa).

 

Mito ou verdade: Silicone causa câncer de mama?

MITO: Colocar silicone não tem nenhuma relação com o câncer de mama e a mulher que possui as próteses pode realizar a mamografia normalmente.

 

Mito ou verdade: usar desodorantes antitranspirantes e/ou sutiã com arame, causa câncer de mama?

MITO : O câncer de mama não tem relação com lesões na pele, tipo de sutiã ou uso de desodorantes.

 

Qual a importância da amamentação?

R: Amamentar diminui os riscos de a mãe ter a doença, age como um fator protetor. Enquanto o bebê suga o leite, o movimento promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário por dentro. Outro benefício é que as taxas do hormônio feminino estrogênio caem durante o período de aleitamento e aumentam os níveis de prolactina (hormônio antiprolifrativo).

 

O que é câncer de colo do útero?

R: O câncer do colo do útero, também chamado de câncercervical, é causado, na maioria das vezes, pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.

 

Quais os principais sintomas do câncer de colo do útero?

R: Os sintomas, em geral, são observados quando a doença já apresenta algum grau de avanço local: sangramento após as relações sexuais e/ou dor durante as relações sexuais, sensação de peso no baixo ventre e corrimento mucoso. Por isso é tão importante fazer os exames preventivos e visitas regulares ao médico.

 

O que é o exame citopatológico e com que frequência ele deve ser feito?

R: O exame citopatológico é a coleta de material celular do colo do útero. De acordo com o Ministério da Saúde, o exame deve ser realizado em mulheres de 25 a 64 anos, ou que já tiveram atividade sexual mesmo antes desta faixa de idade. Se a mulher apresentar dois resultados negativos consecutivos, realiza-se a cada 3 anos, para mulheres com mais de 64 anos que apresentarem dois resultados negativos consecutivos, pode-se suspender a realização. Essa periodicidade pode ser modificada, caso tenhamos outras condicionantes: mulheres com doenças que afetem o sistema imunológico (HIV, por exemplo), história familiar importante e lesões uterinas prévias, expostas ao vírus HPV. Sempre siga as orientações do seu médico.

 

Além da infecção pelo HPV, há outros fatores que aumentam o risco de uma mulher desenvolver câncer de colo do útero?

R: Somente uma minoria das mulheres com lesões precursoras desenvolverá o câncer de colo do útero. Esse processo – desde a ocorrência da infecção inicial até a neoplasia, passando pela fase das lesões precursoras – pode levar vários anos. Ao longo desse período, estes fatores podem contribuir para tal desfecho: início precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros, tabagismo, síndromes de imunodeficiência e outras infecções sexualmente transmissíveis.

 

O câncer de colo do útero é prevenível?

R: Pelas características biológicas para o desenvolvimento dessa doença, podemos dizer que temos muitas oportunidades de prevenção, devido a possibilidade de vacina contra o HPV, diagnóstico precoce (papanicolau) e aos meios para seu tratamento (colposcopia, conização, cirurgia ginecológica e também quimioterapia e radioterapia). Quando detectado em estágios iniciais, as taxas de cura se aproximam de 100%.

 

 Sempre vale lembrar:

- Pode até parecer clichê, mas manter uma alimentação saudável é fundamental para fortaceler o organismo;

- Pratique atividade física regularmente. Além de tonificar o corpo e fortalecer os músculos e a coluna, os exercícios melhoram a circulação sanguínea e o controle da pressão arterial;

- Evite o tabagismo e não exagere no consumo de bebidas alcoólicas;

- Vá ao médico regularmente e não esqueça de realizar seus exames preventivos;

- Seja amigo da balança! Controle o peso e melhore a sua disposição;

- Cuide da sua saúde emocional. Ter um hobby e momentos para relaxar ajudam a aliviar o estresse físico e emocional.

 
 
Hospital Ana Nery
24/10/2019 



Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha