Medicina Hiperbárica no Hospital Ana Nery


Câmara da Sechrist possui interior mais espaçoso e sistema de entretenimento integrado
0

Em breve o Hospital Ana Nery inaugura o serviço de medicina hiperbárica, que utiliza oxigênio 100% puro para restaurar tecidos agredidos por queimaduras, infecções ou traumas.

“Nossa ideia inicial, divulgada anteriormente, era inaugurar este serviço no mês de março, mas analisando as opções disponíveis no mercado, optamos por substituir as duas câmaras por modelos internacionais, que são mais confortáveis e modernos que o modelo escolhido inicialmente”, comenta Gilberto Antonio Gobbi, Diretor Executivo do Hospital Ana Nery. “Por conta disso, é provável que inicie-mos em maio os atendimentos”, finaliza Gobbi.

O modelo escolhido pelo Ana Nery é a câmara hiperbárica monoplaces modelo 3300H da marca americana Sechrist, líder mundial em tecnologia hiperbárica. Segundo Paulo Werlang, representante da Sechrist no Brasil, esta câmara possui interior espaçoso, que possibilita que o paciente descanse em posição reclinada, além de dispor de sistema de entretenimento integrado e suportar pacientes com até 225kg.

A câmara hiperbárica tem como função aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio. O tratamento utiliza uma câmara muito semelhante às de bronzeamento artificial, na qual o paciente permanece deitado por um período definido pelo médico especialista, inalando oxigênio puro, que chega aos tecidos do corpo humano por meio da corrente sanguínea. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida desses pacientes, diminuir as sequelas e reduzir o número de lesões por meio da oxigenação adequada dos tecidos”, destaca Juliana Matiello, médica radio-oncologista do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery.

 

Principais indicações para o tratamento:

- Gangrena gasosa;

- Síndrome de Fournier;

- Infecções necrotizantes de tecidos moles;

- Lesões por esmagamento (acidentes que causam esmagamentos), síndrome compartimental, reimplantação de extremidades amputadas e outras isquemias agudas traumáticas;

- Vasculites agudas de etiologia alérgica, medicamentosa ou por toxinas biológicas (aracnídeos, ofídios e insetos);

- Queimaduras;

- Lesões que não cicatrizam: feridas na pele, lesões do pé-diabético, úlceras (escaras) de decúbito, úlcera por vasculites auto-imunes, dificuldade de cicatrização pós-cirúrgica;

- Lesões por radioterapia;

- Enxertos comprometidos ou de risco;

- Osteomielites (infecção nos ossos).

Benefícios da medicina hiperbárica:

- Combate infecções bacterianas e por fungos;

- Compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou sua destruição (em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas);

- Neutraliza substâncias tóxicas e toxinas;

- Potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções;

- Ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.

 

As câmaras hiperbáricas serão instaladas junto ao Centro de Oncologia Integrado do Ana Nery e, inicialmente, estarão disponíveis para pacientes particulares ou que utilizem algum convênio. 

 
Hospital Ana Nery
07/02/2020 
 
 


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha