Serviço de Medicina Hiperbárica do Ana Nery será coordenado pela médica Vanessa Brendler


0

O Serviço de Medicina Hiperbárica do Hospital Ana Nery será coordenado pela Dra. Vanessa Brendler, médica formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, pós-graduada em Medicina Hiperbárica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH) e da Undersea Hyperbaric Medical Society (UHMS). 

 

Com ampla experiência em oxigenoterapia hiperbárica e no tratamento de feridas, a Dra. Vanessa é Responsável Técnica do Instituto de Oxigenoterapia Hiperbarica do Brasil (Porto Alegre /RS) e membro da Diretoria da SBMH biênio 2020/2021, segundo ela “A Oxigenoterapia Hiperbárica é, na maioria dos casos, um tratamento adjuvante e por este motivo a interação com diversas especialidades médicas e demais profissionais da área da saúde é de extrema importância para a recuperação do paciente. O fato do serviço estar localizado dentro do hospital certamente facilitará este intercâmbio de informações, além de permitir que pacientes internados realizem o tratamento”.

 

Regulamentada no Brasil desde 1995 (Resolução 1.457/95 do CFM) e coberta pelos planos de saúde desde 2010, a Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade médica terapêutica que consiste na inalação de oxigênio puro (100%), estando o indivíduo submetido a uma pressão 2- 3 vezes maior do que a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de um equipamento denominado Câmara Hiperbárica. Desta forma, consegue-se obter um aumento significativo do oxigênio livre não ligado à hemoglobina que, dissolvido no plasma sanguíneo, alcança os tecidos comprometidos pela deficiência de oxigênio, auxiliando no tratamento de feridas (úlceras vasculares, pé diabético, escaras, complicações pós-operatórias), lesões causadas pela radioterapia (retite actinica, cistite actinica, radiodermite), infecções ósseas, queimaduras, entre outras.  

 

A previsão é que o serviço no Hospital Ana Nery entre em funcionamento no mês de maio.

 
 
 
Hospital Ana Nery
17/02/2020 


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha