Coronavírus altera rotina no Hospital Ana Nery


Hospital Ana Nery altera rotina devido ao novo Coronavírus.
0

O aumento do número de casos de Covid-19 acendeu o alerta e as instituições de saúde e órgãos públicos tiveram que reavaliar as rotinas, como forma de prevenir a propagação da doença.

No Hospital Ana Nery, desde a última semana, as visitas aos pacientes internados nas unidades estão suspensas, sendo permitido a permanência de apenas um acompanhante por paciente, quando houver orientação médica. Além disso, houve alteração no horário de visitação aos pacientes do Centro de Terapia Intensiva, sendo permitido o ingresso de apenas um visitante por dia.

Pacientes do Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento, Centro de Oncologia e que necessitam de exames em geral podem ter a companhia de apenas uma pessoa, como forma de evitar aglomerações e circulação desnecessária de pessoas nas dependências do hospital. A instituição recomenda ainda que pessoas pertencentes ao grupo de risco, como diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração, asmáticos, doentes renais ou em tratamento oncológico evitem circular pela instituição e/ou acompanhar pacientes.

“Mesmo com estas restrições, pedimos que, se possível, as pessoas com sintomas gripais remarquem seus exames eletivos e procedimentos”, destaca Sandra Weiler, Diretora Operacional do Ana Nery.

Outra medida preventiva foi a abertura do Plantão de Atendimento de Síndromes Gripais, em funcionamento desde a última segunda-feira (23). O atendimento no local é 24h, para pacientes conveniados e particulares.

“A abertura do espaço é uma forma de dar suporte à prefeitura, oferecendo mais um local para atendimento de casos suspeitos”, complementa Sandra. Dispomos de unidade com estrutura física com recepção, sala de classificação de risco, consultório médico, 9 leitos de internação, 8 a 10 novos leitos de CTI, 1 sala de urgência/emergência, 2 salas de inalação e 2 postos de enfermagem, sendo um exclusivo para atendimento de pacientes em cuidado intensivo, caso necessário.

Todos os pacientes que chegam ao Ana Nery com sintomas gripais são atendidos nesta unidade, que fica separada do Pronto Atendimento de Convênios, onde são realizadas as consultas em geral, como por exemplo casos clínicos não respiratórios, cardíacos, entre outros. Pacientes atendidos na UPA, Casa de Saúde (Hospitalzinho) e Ambulatório de Campanha, que necessitem de internação, também poderão ser recebidos na unidade de internação e CTI.

Outra medida foi alterar o local dos atendimentos do Ambulatório Pediátrico Unimed. Desde segunda, as crianças estão sendo atendidas no Centro Médico de Especialidades do Ana Nery, evitando que tenham contato com os demais pacientes.

Apesar de todos estes esforços, o pedido é que as pessoas mantenham-se em segurança, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde. “A forma mais eficaz de acabarmos com o vírus é diminuindo drasticamente a circulação de pessoas e fazendo a correta higienização das mãos e superfícies com frequência”, reforça Eduardo Sonda, médico infectologista do Hospital Ana Nery. “Por favor, a todos que puderem, pedimos que fiquem em casa”, finaliza.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas com sintomas de coronavírus, como tosse, febre e dificuldade para respirar, fiquem em casa e, antes de procurarem atendimento médico, entrem em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (51) 3715-1546.

 

Onde buscar atendimento em Santa Cruz:

UPA – pacientes com quadros gripais severos, incluindo febre alta e/ou dificuldade respiratória;

Casa de Saúde (Hospitalzinho) - pacientes com quadros gripais severos, incluindo febre alta e/ou dificuldade respiratória;

Plantão de Atendimento de Síndromes Gripais Ana Nery – pacientes particulares ou convênio, com quadros gripais moderados e severos;

Ambulatório de Campanha (Poliesportivo) – para atendimento de baixa e média complexidade, de pacientes com suspeita de coronavírus. Recebe pessoas com sintomas gripais leves e moderados, como tosse, febre, calafrios e coriza.  

 

Hospital Ana Nery está aceitando doações para o Plantão de Síndromes Gripais:

Para que seja possível manter o Plantão de Atendimento de Síndromes Gripais com bom estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e para que os colaboradores estejam em segurança, para desempenho de suas atividades, a instituição está pedindo auxílio da comunidade, que pode ajudar doando álcool gel ou álcool líquido 70%, avental descartável, luvas de procedimento, máscara descartável com tiras ou elásticos, máscara PFF2 N95 e óculos de proteção (transparente). As doações também podem ser em dinheiro, através das contas no Banrisul (Ag.: 0343, Cc.: 20.002080.0-5) e Banco do Brasil (Ag.: 4044-4, Cc.: 103493-6). 

“Sabemos que em meio às campanhas sérias e necessárias, muitas pessoas se aproveitam e tentam aplicar golpes. Recomendamos que a comunidade mantenha-se atenta e, caso tenha qualquer dúvida sobre a veracidade do pedido, entre em contato para esclarecimentos”, reforça Sandra.

As doações podem ser entregues na recepção do Hospital Ana Nery. A instituição também disponibilizou os telefones (51) 2106-4453 e (51) 9.9808-9554 para quem não tiver como fazer a entrega ou precisar de mais informações. As redes sociais do Ana Nery também podem ser acessadas para esclarecimentos:

Site: www.hospitalananery.com.br

Facebook: facebook.com/ananery.scs

Instagram: instagram.com/hospitalananery

 
 
Hospital Ana Nery
25/03/2020 


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha