Julho Verde - Previna-se contra o câncer de cabeça e pescoço


0

O Carcinoma de Cabeça e Pescoço (CCP) é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. O crescimento de incidência do CCP tem afetado de maneira particular indivíduos de baixa renda, exercendo assim uma pressão extra sobre os sistemas de saúde, famílias e sociedade. Embora a grande maioria dos CCP possa ser prevenida e curada quando detectada em estágio precoce, milhões de pessoas sofrem hoje pelo diagnóstico tardio, tratamento inadequado, reabilitação e paliação inapropriadas. O controle do CCP requer uma organização conjunta dos órgãos públicos, organizações não-governamentais, profissionais da saúde e sociedade civil.    


Durante o 5º Congresso Mundial de Câncer de Cabeça e Pescoço, ocorrido em Nova Iorque em 2014, o dia 27 de julho foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Nessa data foi celebrado o centenário do primeiro Serviço da área, no Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Nesse dia todos os profissionais da área foram convocados a realizar a divulgação da causa, com alertas populacionais, programas de prevenção e educação médica continuada, em busca da melhor qualidade de vida e garantia das futuras gerações.

De acordo com um estudo recente publicado pelo Journal of Otolaryngology-Head & Neck Surgery, poucos adultos sabem a respeito dos fatores de risco e sintomas principais do câncer de cabeça e pescoço. Sessenta e seis porcento (66%) dos entrevistados disseram não ter conhecimento a respeito dos tipos de câncer que podem afetar essa região. O estudo ainda sugere que a educação populacional pode reduzir a incidência e a mortalidade por essa doença, promovendo prevenção e diagnóstico precoce.

Aderindo a campanha mundial, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) deu início no mês de julho de 2015 à campanha “Julho Verde”, um período de conscientização para os principais fatores de risco da doença: o cigarro e o álcool. Quando associados, o consumo dessas substâncias pode multiplicar em mais de 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço. O Câncer de boca hoje ultrapassou o câncer de esôfago em incidência no país e no Estado do RS. Hoje ele ocupa a quinta posição entre os cânceres mais incidentes entre homens. Porém, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando agrupados o câncer de boca, laringe e faringe, esses ficam atrás apenas do câncer de próstata entre os homens, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil.

Ajudem-nos a lutar por essa causa. Sejam vigilantes em suas casas, identifiquem situações de risco, evitem se expor ao tabaco e não abusem de bebidas alcoólicas. Todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente. Indivíduos com lesões ou feridas na boca que não cicatrizam espontaneamente em até 21 dias ou com rouquidão por mais de três semanas, em especial fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas, devem procurar um médico ou odontologista.



Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha